Mitos e Verdades!


Já que o primeiro post sobre mitos e verdades fez sucesso (esse aqui), e eu recebi algumas dúvidas, fui pesquisar mais um pouco e trouxe mais uma postagem pra vocês.
  • Unha quadrada é mais fraca.
  • MITO! O formato das unhas não interfere no fato de ser mais forte ou mais fraca. Isso é uma questão de saúde! O formato ovalado é ideal para unhas fracas, porque quebra com menos facilidade. As unhas quadradas, assim como as pontudas, quebram com mais facilidade justamente por terem pontas.
  • Roer as unhas é doença.
  • VERDADE! A Onicofagia é caracterizada como a necessidade de roer e até comer as unhas freqüentemente. Isso está ligado a um estado psicoemocional de ansiedade, é considerado um ato compulsivo porque é um movimento repetitivo e irracional que a pessoa faz para minimizar estados de ansiedade.
  • Esmalte hipoalergênico não causa alergia.
  • MITO! Apesar de não terem tolueno e nem formaldeído na sua fórmula, os esmaltes hipoalergênicos podem causar alergia. O esmalte que não causa alergias é o antialérgico.
  • Descascar o esmalte faz mal para as unhas.
  • VERDADE! Quando o esmalte começa a se desprender sozinho a unha não sofre nenhum prejuízo, mas quando você descasca a camada de esmalte usando as próprias unhas ou dentes podem sim fazer mal. As unhas são formadas por camadas de queratina e quando você provoca a descamação do esmalte, pode remover junto com ele lâminas de queratina, enfraquecendo as unhas.
  • Devo usar acetona para diluir o esmalte.
  • MITO! Na verdade você até pode, mas não deve. Acetona, ou até mesmo Óleo de Banana, podem diluir o esmalte velho, mas deixam o esmalte sem brilho e diminuem sua duração após o uso.
  • O estado das unhas pode indicar doenças.
  • VERDADE! Alterações na cor e no estado das unhas podem ser sintomas de várias doenças. Pessoas com doenças pulmonares, a exemplo bronquite crônica, apresentam as unhas em um estado chamado pelos dermatologistas como "vidro de relógio", caracterizado pelo formato em globo e pela maior espessura no centro da unha. Portadores de psoríase e doenças semelhantes geralmente têm pequenos afundamentos nas unhas, enquanto doentes renais passam pelo amarelamento das unhas.
  • Pode passar base antialérgica com esmalte normal por cima.
  • MITO! O contato do esmalte com a pele acontece da mesma forma, mesmo com a base de um esmalte antialérgico. Isso é perigoso e pode causar reações alérgicas sérias. O ideal para quem possui alergia é usar esmaltes que não contenham formaldeído e tolueno na composição.
Se você tiver mais alguma dúvida, me manda por e-mail no elasopensanisso@gmail.com ou deixa sua dúvida aqui nos comentários. Quero fazer esse tipo de postagem pelo menos uma vez por mês.

5 comentários:

  1. Gostei muito de saber sobre as verdade e mitos *---*

    euvodeesmalte.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adoro esses posts de mitos e verdade...

    Beijos...
    www.gostofashion.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post e aprendi algumas coisas que ainda não sabia.
    Estou seguindo o blog se quiser retribuir vou adorar.
    Beijos

    http://blog-puro-glamour.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. gente roer unha é doença :o preciso de um médico!

    ResponderExcluir
  5. Bem legal, minhas unhas não são nada saudáveis. Acho que é devido a alimentação. Bem legal esse tipo de post!

    Tá participando do sorteio né?

    Se não estiver, clique lá no banner e concorra a quatro prêmios.

    Blog Ansiedade Feminina

    ResponderExcluir

Comente!