Como fazer o esmalte durar nas unhas?



Eu tenho o que muitas pessoas chamam de unhas oleosas, que é um sério problema para fazer os esmaltes durarem nas minhas unhas.. Quando eu dou sorte, eles duram 4 dias. Há algumas semanas eu postei uma unha da semana e comentei que estava encantada com o esmalte, que durou quase 7 dias sem lascar, foi incrível! Mas aí eu fiquei pensando nisso e fui pesquisar: como fazer para os esmaltes durarem nas minhas unhas?

Sabe o que mais me chocou? Descobrir que o esmalte não tem culpa nenhuma nisso! É isso mesmo que você acabou de ler, a culpa é nossa e não do esmalte. Fiquei até triste por saber que várias vezes eu falei mal de alguns esmaltes por causa da duração e já me livrei de alguns por isso (quero de volta!). Tudo depende de como nós esmaltamos as unhas, dos cuidados que tomamos, do tempo que levamos. 
Eu costumo fazer as unhas a noite, depois de todos os trabalhos, e sempre faço tudo correndo pra poder dormir logo. Nessa semana que o esmalte durou bastante nas minhas unhas, eu tinha pintado as unhas no feriado, com toda a calma e paciência do mundo. Viu a diferença?

Li várias dicas na internet, testei por algumas semanas, comprovei que elas realmente funcionam, e trouxe pra vocês as que eu achei mais importantes.
  • Limpar as unhas: Antes de querer pintar as unhas, você precisa garantir que tirou muito bem o esmalte anterior, que não ficaram resíduos, e que suas unhas estão bem limpas e secas. Qualquer resíduo que ficar nas unhas (esmalte, água, creme, óleo), vai atrapalhar a fixação do esmalte novo. 
  • Lixar as unhas: Desde que eu comprei aquela lixa polidora de unhas, tenho usado pelo menos uma vez por mês e acho que tem ajudado um pouco. Além de tirar ondulações e polir as unhas, lixar a superfície das unhas (mesmo que seja com o lado fino da lixa normal) tira um pouco do brilho e da oleosidade, ajudando a fixar melhor o esmalte. Mas tem que tomar cuidado para não lixar demais e deixar as unhas muito finas.
  • Base: Isso todo mundo já sabe, certo? Errado. Tem muita mulher que ainda passa esmalte nas unhas sem passar uma base antes, porque diz que a base só faz o resultado final ficar mais grosso. A base não é só "mais uma camada", é proteção para as suas unhas, e evita que as unhas fiquem amareladas por resíduos dos esmaltes. Além disso, ela cria uma camada que ajuda na aderência do esmalte nas unhas. 
  • Camadas finas: Como já disse a Dani, do Unha Bonita, "melhor três camadas finas do que duas grossas". Camadas de esmalte muito grossas demoram mais pra secar, tem mais chances de borrar, e fixam menos nas unhas.
  • Esperar secar: Já ouviu aquela frase de que a pressa é inimiga da perfeição? É totalmente verdade. Na hora de esmaltar as unhas, espere uma camada estar bem seca antes de passar a próxima. O excesso de esmalte molhado nas unhas faz uma bagunça, deixa o esmalte grosso nas unhas, facilita a formação de bolinhas, e interfere na duração do esmalte. Se a camada anterior estiver bem seca, a nova camada adere muito melhor às unhas. 
  • Top coat: Eu já fiz um post falando só sobre os benefícios do top coat, e um deles é ajudar na proteção do esmalte. Muita gente acha que é bobeira, e que não interfere em nada... Mas eu já experimentei usar o mesmo esmalte com top coat e depois sem, realmente faz difereça. Uma camada fina de top coat já é o suficiente para proteger o seu esmalte, e mantê-lo inteiro por mais tempo. 
  • Tirar o esmalte da pontinha: Essa é uma dica antiga, que eu aprendi com uma manicure, mas que eu esqueço de colocar em prática as vezes. Mas ajuda muito. Tirar o esmalte da pontinha das unhas, usando um palito com algodão e acetona, dificulta o contato das unhas com os objetos, e evita que as pontinhas comecem a descascar tão rápido. 

14 comentários:

  1. Algumas coisas eu conhecia, outras não.
    Meus esmaltes não duram, mas também... Eu sou dona de casa e odeio usar luvas. Aí já viu.

    Blog ANSIEDADE FEMININA

    ResponderExcluir
  2. sempre tiro o esmalte da pontinha da unha e se eu deixar ele dura mais de uma semana

    ResponderExcluir
  3. ótimas dicas! Eu já sabia sabia de algumas, mas não sabia dessa dica de lixar as unhas.. vou por m prática da próxima vez que esmaltar a minha. Se bem que meu esmalte sempre dura mais que uma semana, sem descascar nem nada, mas é que depois de 3 dias eu passo top coat novamente. Sempre que é isso que faz durar meu esmalte? Sei lá.. rs
    Faço sempre isso.
    Big Beijo.
    Ótimas dicas.

    http://meualecrimdourado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Não sabia de várias dessas dicas :O Ai vou colocar em prática!

    Beijos lindona
    www.vestidasdebeleza.com.br

    ResponderExcluir
  5. Amei as dicas, vou por todas em prática!!
    Beijos
    Paty
    www.entendademoda.com.br

    ResponderExcluir
  6. Amei as dicas Carol!
    Eu sempre pensava que a culpa era do esmalte,e agora eu sei que a culpa é minha!hahaha
    Suas dicas me ajudou bastante!
    Beijos
    Rah

    http://debaixodatorre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Adorei as dicas! Vou dar uma segunda chance pra alguns esmaltes.
    Bjs, Tati B
    www.fuxicariafeminina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Gostei das dicas, o meu problema é que eu sempre estou fazendo várias coisas, então acabo borrando o esmalte porque eu não espero as unhas secar (por mais cuidado que eu tenha), então eu sempre faço as unhas enquanto estou vendo um filme ou algo parecido pra ficar quieta! hahah Adorei o blog e estou seguindo!

    sonhosnaodormem.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Puxa... aprendi muito, e quem diria que camada fina dura mais nas unhas?? Eu pensava que as grossas duravam!
    http://fotodemel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi linda, amei as dicas! Parabéns pelo blog, é muito charmoso, viu!
    Gostaria de te convidar pra visitar o meu cantinho,
    se me seguir/curtir, sigo/curto de volta =D
    Espero vc lá ;)

    BeijOo

    Le Blog de Michelle
    Facebook

    Obs: se seguir deixa um recadinho com endereço do seu blog

    ResponderExcluir
  11. Adorei as dicas, eu uso base. HAUSHAUSHAUS mais só base mesmo.

    dá uma passadinha lá? Só falta você! : http://ilovestarandbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Ótimas dicas :)
    Estou procurando por produtos que deixem minha unha forte e sem ondulações, acho que o uso direto do esmalte enfraqueceram minhas unhas. Isso que usava a base.

    Tecido_Doce

    ResponderExcluir
  13. Ameeei a dica, minhas unhas só começaram a durar agora que eu vi o post em outro blog dando algumas dicas tbm, mas ainda sim sai muito facil. E com toda certeza irei usar as suas dicas para deixar o meu esmalte por mais tempo haha Realmente muuuuuito util teu post, como todos os outros *-* Amei!
    Beijos,
    Agnes Cristy.
    escritasdeverao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Comente!